Skip to content

Turquia mobiliza tropas para fronteira iraquiana

8 de junho de 2007


Enquanto Bush esfria o aquecimanto global, os turcos esquentam o clima no Iraque

As forças do exército turco preparam-se para uma incursão no lado norte da fronteira iraquiana. Fontes dos lados da fronteira indicam uma mobilização com cerca de 50.000 soldados. O estopim para o possível conflito seria a morte de 30 soldados entre abril e maio e um recente atentado à bomba em Ankara, capital turca. Onde foram mortos sete soldados turcos. Os turcos colocam a culpa nas milícias curdas pelos atentados, os curdos negaram.
Nessa região é onde vive a maioria dos curdos, que tentam a sua independência a mais de 100 anos. A última vez que os turcos mobilizaram uma quantidade de tropas tão grande foi na invasão americana, em 2003. Quando a Turquia como membro da OTAN, ajudou os EUA na invasão com moviemntação de tropas e abastecendo aviões norte-americanos e britâncos.
A secretária de estado dos EUA, Condolezza Rice e o secretário de defesa, Robert Gates desaprovam a possível ação turca. Os turcos negam qualquer incursão, apenas afirmam que fazem exercícios perto da fronteira. Mas, alguns oficiais de alto escalão das forças turcas dizem que apenas aguardam a aprovação de Washighnton, embora o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Edogan disse após o atentado ” Não precisamos da aprovação de ninguém”. Ainda frisou ” a Turquia pode tomar qualquer decisão sozinha em qualquer momento”.
Os americanos não aprovariam tal ação, pois os curdos são aliados dos norte-americanos e a região norte e a mais tranqüila comparada ao resto do Iraque. Mas, o governo turco pretende provar que os curdos agem separadamente do Iraque, como qualquer outra milícia.
Enquanto isso os aviões, helicópteros, tanques e as tropas de elite do exército fazem manobras de guerra às margens do rio Tigris, perto da fronteira.

Movimentação de tropas turcas

Por Henrique Medeiros

Fontes:

http://www.nytimes.com/

http://www.reuters.com/

http://www.cnn.com/

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: