Skip to content

O lado pouco conhecido da Venezuela

13 de junho de 2007
Nas últimas semanas o governo da Venezuela tomou o conta do cenário internacional com a retirada do rede de televisão RCTV do ar, pois o governo não renovou a sua concessão. A RCTV alega que Chávez luta contra a democracia e Chávez alega que rede de TV participou do golpe estado em 2002.
Picuinhas midiáticas e políticas à parte…

No seu lugar entrou no ar o canal de televisão estatal Teves – para os engraçadinhos de plantão, não é em homenagem ao jogador argentino que fez parte do elenco no corintiano. 

A Televisão Estatal da Venezuela Socialista, Teves, tem em sua grade de programas didáticos, infantis e de música e cultura venezuelana em geral. Começou em seu primeiro contato e começa todos os dias sua programação com imagens do hino nacional venezuelano, regido pelo maestro Gustavo Dudamel. Muitas pessoas me perguntaram se estava surpreso com o fato. Respondi que não e agora digo por quê…

Hino Nacional Venezuelano

Como Dudamel, milhares de jovens hoje entraram em um programa que realmente dá a possibilidade deles seguirem a carreira como músicos. O programa no caso é o Sistema de Orquestras Infanto-Juvenis da Venezuela. Desenvolvido pelo ex-ministro da cultura da Venezuela, José Antonio Abreu, já beneficiou 250 mil jovens em seu projeto músico-social. Dudamel, de 25 anos é fruto desse projeto. Iniciou aos 10 anos tocando no violino e aos 21 recebeu sua própria orquestra, a Orquestra Jovem Simon Bolívar. Considerada hoje uma das melhores orquestras da América Latina, Dudamel levou a orquestra nos principais palcos do mundo inclusive no Teatro Scalla de Milão e recentemente no Festival de Lucerna, na Suiça. Além de fechar contrato exclusivo de sua orquestra com a principal gravadora de música clássica do mundo, a Deutsche Grammophon.

O programa existe há quase 30 anos, e só no governo Chávez teve destaque, pois o governo começou a investir financeiramente no projeto de modo significativo.

El Sistema – como é popularmente conhecido – já foi visitado por grandes músicos e maestros da atualidade. Como Cláudio Abbado, ex-regente da Orquestra Filarmônica de Berlim, Teatro Scalla de Milão e atual diretor artístico do Festival Musical de Lucerna. O tenor e maestro, Plácido Domingo e o atual regente da Filarmônica Berlim, Sir Simon Rattle. O jovem maestro Dudamel e o programa ganharam destaque no mundo após o jovem regente se tornar vencedor do concurso de regência Gustav Mahler, da Sinfônica de Bamberg, na Alemanha.

Dudamel regendo a Orquestra Jovem Símon Bolívar em Lucerna, Suiça.

El Sistema é uma realidade, não é uma propaganda chavista

Sim, teve a ajuda do governo Chávez. Assim como teve a ajuda de tantos outros, inclusive músicos estrangeiros de renome em sua formação. Tendo maior respeito dos europeus do que de nós, latino-americanos.

Há boas coisas na Venezuela, pena que não são divulgadas ou utilizadas como deveriam por razões pragmáticas.

Clique Aqui e conheça mais sobre o jovem Maestro Gustavo Dudamel e El Sistema

Por Henrique Medeiros

One Comment leave one →
  1. 14 de junho de 2007 4:24

    BLOG

    Muito bom post, espírito de blog total…

    Sobre o blog em geral: perdeu o fôlego? Não pode, é a reta final. Arriba!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: