Skip to content

O fenômeno Jon Stewart

15 de junho de 2007


O apresentador do Talk-Show The Daily Show, Jon Stewart. Seria mais um ator comediante bem sucedido à migrar das séries de TV ou cinema para uma bancada de Talk-Show. Caso de David Letterman, Jay Leno, Conan O’Brian e tantos outros. Se não fosse suas críticas bem humoradas e estruturadas contra o governo norte-americano e contra mídia.

Criando fatos fictícios sobre notícias do cotidiano norte-americano e mundial, seu programa é o maior crítico feroz do governo, que por sinal todas são críticas inteligentes, desde a economia até a política externa. Numa terra dominada por Democratas e Republicanos, Jon Stewart não toma partido. Coloca a verdade através da mentira, mostrando ao público como eles são facilmente manipulados.
Para alguns o Talk-Show de Stewart é apenas cômico. Para outros é um veneno para democracia, pois através da mentira é desenvolvida uma visão crítico-cínica pela população junto aos políticos. Mas, para os mais jovem é a voz que os representa.
A maioria de seu público é jovem, prefere acompanhar a cobertura satirizada e neutra de Stewart, do que assistir um programa na Democrata CNN ou na Republicana Fox. Tanto que começa a aparecer diversos itens entre os jovens tais como: buttons, adesivos e camisetas da campanha-falsa de Jon Stewart para a Presidência.
Fora o fato político, o Daily Show traz tiradas inteligentes, conteúdo diferente dos outros talk-shows e entrevistas políticas e celebidades, todas de alto nível. Como Bill Gates, Al Gore, Pervez Musharraf – Presidente do Paquistão -, John Bolton – o ex-embaixador dos EUA na ONU, arrumando briga com o prédio inteiro. Incluindo o ex Secretário Geral, Kofi Annan -, Wynton Marsalis e todos os pré-candidatos a presidência dos EUA.
Jon Stewart também não tem medo de aparecer em outros programas como o de Dave Letterman, Larry King e até mesmo o político Crossfire, da CNN. Mostrar o seu ponto de vista fora de seu programa e discutir de igual com jornalistas da antiga.
Alguns acreditam que o humor político de Jon Stewart deveria ser feito por algum jornalista, mas talvez só pode ser feito mesmo por alguém de fora e nada melhor que um comediante para dar outra visão na política.

Veja vídeo de Jon Stewart sendo entrevistado no programa de Larry King.

Conheça o Daily Show

Por Henrique Medeiros

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: