Skip to content

Palestino x Palestino

17 de junho de 2007

Enquanto Abbas (abaixo à direita) tenta a diplomacia com Israel.
Haniyeh (acima à direita) deseja caminhar para o conflito armado.
E no fim é o povo que sofre

O conflito entre Hamas e Fatah na Faixa de Gaza chega na sua maior crise. Antes eles eram divididos pelos israelenses, agora sua divisão é entre si. O impasse começa pois o Fatah deseja caminhar por uma abertura diplomática com Israel e sempre reconheceu como um Estado – desde a época que seu líder era Yasser Arafat-. Já o Hamas não reconhece Israel como Estado e só reconhecerá como país quando devolver as terras dominadas na Guerra dos Seis Dias e retirar todos os assentamentos em Gaza.
O fato é que os dois partidos nunca caminharam juntos, mas Arafat sempre colocava “panos quentes”. Com a morte de Arafat era apenas questão de pouco tempo para um conflito entre os dois partidos ocorrer. Houve a eleição para o parlamento palestino em 2006 e o Hamas derrotou o Fatah. Ainda assim ambos concordaram em criar um governo de coalizão, mas, as divergências e o rompimento da coalização coloca na Faixa de Gaza em um novo cenário de guerra. Sem contar o fator Israel, que é contra a presença do Hamas no poder. 
Israel diz que não vai cortar o abastecimento de alimentos, energia e outras necessidades elementares. Mas a luta entre os islamistas do Hamas de Ismail Haniyeh e a Fatah secular de Mahmoud Abbas está a criar grande ansiedade nos habitantes de Gaza. O medo ganhou forma com a exibição, na televisão, das imagens violentíssimas da execução de um chefe militar da Fatah, Samih al-Madhoune: foi arrastado a sangrar pelas ruas e crivado de balas por homens do Hamas. “Eles odeiam-nos”, disse à AFP um oficial dos serviços de segurança.
Agora os habitantes de Gaza estão aterrorizados com a possibilidade de um combate e de o Estado – que já não existe – seja dividido em dois. 

Escute sobre a crise da Palestina

Por Henrique Medeiros

Fonte:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2007/06/070617_palestinosgabinete2ebc.shtml

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: