Skip to content

McCain escolhe “Zebra” como companheira de chapa

2 de setembro de 2008

McCain escolhe Governadora do Alaska para a disputa

https://i1.wp.com/media3.washingtonpost.com/wp-dyn/content/photo/2008/08/30/PH2008083000621.jpg

As principais redes de notícias dos EUA dão como certa a presença de Sarah Palin, Governadora do Alaska pelo Partido Republicano, como candidata a vice-presidência do Sen.John McCain. A suspeita aumentou após os dois principais candidatos ao cargo o Gov. de Minessota Tim Pawently e o ex-Gov. do Arkansas Mike Huckabee terem afirmado não ter recebido a proposta e um avião particular de uma empresa ligada ao Partido Republicano ter pousado em Ohio, estado onde McCain apresentará seu candidato a vice-presidência.

Sarah Palin após matar um veado… Jovem, Bela, Armada e Perigosa

Palin tem 44 anos, assumiu o cargo em 2007 após ser prefeita na cidade Wasilla, Alaska e perder nas primárias de seu partido para vice-governadora do estado em 2002. Formada em jornalismo na Universidade do Idaho, foi Miss Alaska em 1984 e Comissária de Ética de Gás e Petróleo do Estado do Alaska. Em 2006, venceu a disputa contra o atual governador Murkowski e derrotou outro ex-governador do Alaska, Tony Knowles.

A escolha de McCain surpreendeu todos – e calou a boca desse blogueiro. Palin, é jovem e inexperiente em administração política – ele diz que pelo mesmo motivo não devem votar em Obama – mas, do mesmo modo que Obama escolheu Biden para "tapar buracos" em sua campanha, McCain também tapou buracos com a escolha de Palin.

McCain desviou a atenção da mídia para aqueles os políticos que lhe apoiaram nos últimos meses. Além de Pawently e Huckabee existiam outros nomes de peso como o ex-Gov. do Massachussets Mitt Romney, ex- Gov.da Pensilvania Tom Ridge, e o Sen.Joe Liebermman.

Primeiro Impacto

Segue uma análise da escolha de Palin:
 
1-) O estado de Palin é especialista em minas e energia, uma das principais preocupações dos norte-americanos e um grande tema da campanha.
2-) A presença dela fortaleceria a provável política de extração de recursos naturais em reservas e parques florestais.
3-) Ela é jovem, bonita e carismática…tudo que McCain não é.
4-) A saúde financeira do Alaska é boa, sua administração até o momento é exemplar. McCain nunca administrou um estado ou mesmo uma cidade
5-) Católica, contra o aborto, membro da NRA ( associação norte-americana de armas de fogo) tem cinco filhos, sendo que um deles está prestes a ir para o Iraque e o mais novo tem síndrome de down. Seu marido é nativo, e trabalha na companhia de petróleo BP. Ela pode "vender" a "família perfeita".

Por outro lado, Palin não tem experiência nacional, não teve nehum papel nas primárias e seu estado apenas leva três votos no colégio eleitoral. Não é conhecida em larga pelo eleitorado norte-americano, terá dificuldade em arrecadar quantias para campanha (exceto com os petroleiros) e seu discurso não cativa – ela tenta imitar o discurso matriarca de Hillary – e não traz a união necessária entre novo e velho. É vista como uma das "novas caras" do partido – nova só no nome, mesma velha agenda política de direita e aumento de juros -, diferente de Obama isso não atrai bons olhares num partido conservador e seus eleitores, tanto que arranjou briga com o ex-governador do estado Frank Murkowski e sua filha Lisa Murkowski, atual senadora pelo estado.

Lacunas

A chapa Obama-Biden leva ligeira vantagem na disputa até o momento.

Biden completa as lacunas Obama, é um ótimo orador, tem experiência em relações internacionais, pode ajudar na vitória em dois estados indústriais, sabe arrecadar dinheiro e é um sobrevivente da política de Washington. Palin não completa todas as lacunas de McCain. O republicano precisaria de alguém com amplitude nacional, com larga experiência em administração estatal ou privada e arrecadador de dinheiro, pois sua campanha não anda lá muito bem das pernas financeiramente.

Momento Pai de Santo…

A pesquisa após a convenção republicana, apresentará um empate técnico. Como disse Al Gore, a disputa está apertada e será decidida nos detalhes e esforços de cada um. Com ligeira vantagem para Obama.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: