Skip to content

Em busca do chip dourado

28 de novembro de 2008
tags: ,

Uma campanha publicitária pode mudar o rumo do mercado de telefonia celular?

Geralmente não escrevo sobre publicidade, mas, certas atividades marqueteiras chamam minha atenção. Como uma propaganda de cerveja bem elaborada – algo cada vez mais raro -, designs carismáticos em revistas e jornais transcendendo nossa imaginação.

Não estou falando das questões de Marta Suplicy sobre a vida pública do prefeito reeleito Gilberto Kassab, falo da campanha de uma operadora de celular, a OI.

Oi, uma companhia que acaba de adentrar no mercado de telefonia móvel paulista – o maior do país -, embora esteja há anos em outros estados da federação, sempre fez merchandising no estado de São Paulo através de mídias jovens como a MTV e outras revistas da Abril, mas nunca entrou. Em outras palavras, ficou "preparando terreno" para adentrar no mercado paulista.

Dias atrás pode entrar no mercado e sua campanha de marketing projetada pela NBS, hoje consegue mobilizar milhares de pessoas em busca de seu chip "livre" e de sua conta telefônica grátis por três meses possibilitando os fazer ligações de Oi para Oi, ligações para telefones fixos, interurbanos, enviar torpedos SMS inclusive para outras operadoras, tudo grátis durante três.

O consumidor deve apenas registra seu Chip e utilizá-lo por três meses. Fiquei surpreendido ao ver uma fila de dobrar a estação do metrô Trianon-Masp em busca do "chip dourado".

Foto tirada por mim

Fila em estação da linha verde do metrô

Ostentação do desnecessário

Seria a OI um fenômeno do marketing? Alguém que entraria nos anais da publicidade, ao lado do "Número da Um Brahma" e do "Cão-Salsicha" da COFAP, uma nova obra de arte no ramo de Nizan Guanaes/Washington Olivetto? É uma revolução na telefonia nacional?

Não!

A campanha da Oi prova que o dinheiro realmente move as pessoas, e as grandes mobilizações atrás mostram que o brasileiro – assim como qualquer outro cidadão no mundo – realmente não sabe gastar. Não tem noção das prioridades, de seu desenvolvimento e não pensa a médio ou longo prazo.

Gastos desenfreados como este que levaram-nos à atual crise financeira.

O mero chip e seus vinte reais, logo se transformaram em sessenta, oitenta, até cem reais nas mãos dos mais gastões! Sem contar naqueles que em menos de três meses trocaram seu atual celular por um mais "moderno" e com mais possibilidades de usos e serviços.

Por fim, não foi a OI que mudou o mercado de telefonia. Para OI pode complicar, pois a nova legislação da margem para empresas como Verizon, Sprint, Vodafone e outras entrarem no mercado. E as atuais como TIM, Claro e Vivo aumentarem seus percentuais.

Talvez seja um dos motivos para a dupla nada serteneja porém com bastante Opportunidade Dantas/Rodenburgo terem cedido sua participação na OI para Carlos Jeireissati. Enfim, são mazela que nem a ABIN, nem a PF e muito menos o BNDES (financiador da transação) querem saber.

Aquilo que a primeira vista parecia barato torna-se muito, muito caro.

Em época de crise financeira MUNDIAL, quando o brasileiro deveria preparar-se fazer suas contas à possível alta de alimentos e produtos não-duravéis – inevitável – que está por vir, preparar para reservar suas economias até meados de Abril do próximo ano – quando a crise começará a dissipar-se – ele compra CHIP de celular! Para ficar com duas linhas de celular!
 

No fim consigo tirar algumas conclusões e razões positivas para compra do Chip Dourado:

A-) Estamos com tantas dividas, que compramos outra linha de celular para não ouvir mais cobranças;
B-) Cansamos de vez das operadoras de telemarketing e com a nova lei queremos outro número, para ter certeza que ninguém nós ligará para vender traquitanas;
C-) O Brasil é realmente o país do Pornô Chanchada e todo mundo trai todo mundo. Tanto que precisamos de segunda linha de celular para encobrir concubinato adverso;
 

Obs.: Sou facilmente induzido por propagandas alheias como qualquer outro ser. Tanto que virei fã de K.t. Tunstall graças a propaganda de outra operadora, a Claro. Mas, meu celular ainda é TIM e está VIVO.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: