Skip to content

A Saga de John Neschling

4 de março de 2009

Atto Primo

Com o comando total da OSESP, John Neschling começa a reformulação do conjunto. Dispensa músicos e instrui o Estado na formação de uma nova orquestra estatal, a Orquestra de Rádio e Televisão Cultura, a ORTC durou até meados de 2005, quando foi desmantelada pelo Estado por falta de verbas.

A realocação dos músicos mais antigos abriu espaço para Neschling trazer sangue novo. O violinista Claúdio Cruz e o trompista/maestro Roberto Minczuk são os primeiros convocados pelo regente para ajudá-lo na reformulação do grupo e assumem postos de confiança, respectivamente spalla (primeiro violinista da orquestra) e regente assistente. As vagas para os quadros da orquestra são abertas, com Minczuk, Cruz e Neschling buscando músicos em terras estrangeiras.

Para atrair os estrangeiros e repatriar alguns brasileiros a OSESP aumentou sua remuneração, o teto para um músico de última estante – espécie de músico iniciante – passou de dois mil para sete mil reais. Em questão de dois anos Neschling transformou a orquestra semi-profissional em um conjunto de primeiro nível, capaz de apresentar qualquer repertório sinfônico, camerístico e de ópera, além de realizar turnês de sucesso na Europa e EUA.


Roberto Minczuk (a esquerda) e seu mestre John Neschling (a direita)

Intermezzo

O trabalho de Neschling seria um sucesso, exceto pelo seu temperamento. Por discordância – ou divergência – o maestro demitiu funcionários e sete músicos em meados de 2002, inclusive alguns dos músicos tinham em seu curriculum orquestras como a Filarmônica de Berlim. As discussões sobre o salário de Neschling – cerca de R$ 100 mil – e a ascensão de seu assistente principal, Roberto Minczuk, primeiro nos EUA como regente assistente da Filarmônica de NY e como diretor artístico do Festival de Inverno de Campos de Jordão, demonstraria a posição do mandatáio da OSESP era ameaçada, e Minczuk seria seu principal sucessor.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: