Skip to content

Bafta premia os melhores do videogame em 2009

11 de março de 2009


Premiação inglesa desafia o bom senso dos jogadores

A Academia Britânica de Filmes, Televisão e Artes, BAFTA, revelou ontem os ganhadores do ano 2008-2009 na área de Video Game. Esta é a terceira edição do BAFTA dedicada ao ramo de Games e em apenas três anos obteve o mesmo prestígio de sua famosa versão para o cinema, sendo considerada uma das principais premiações.

A premiação da noite passada foi sem dúvida alguma um grande sucesso, o ingresso para a premiação na principal casa de ópera de Londres – a Royal Opera House – era o mais disputado na cidade de Londres e os programadores, desenvolvedores, roteiristas, diretores, dubladores e outras pessoas do meio, tiveram sua noite de Oscar.

Os Games são considerados por muitos como a "oitava arte", seu mercado é global com U$$ 60 bilhões em arrecadação, ultrapassando o cinema em dois bilhões. Porém, assim como o cinema o lado comercial dos jogos eletrônicos torna-se cada vez mais forte. Jogos que foram grandes atrativos no ano passado como Metal Gear Solid 4 (PS3) e Gears of War 2 (XBOX 360) não tiveram grande destaque na disputa e não arremataram nenhum face, como é conhecida a premiação. Jogos de pouco conhecimento – ou agrado – ganharam prêmios como Fable II, Boom Blox, Professor Laton and The Curious Village e Spore, Little Big Planet deixaram para trás outros grandes nomes ramo com Grand Theft Auto 4, God Of War, Assasins Creed, Rock Band, The Legend of Zelda, Prince of Persia e Fallout 3.

O destaque negativo da noite foi a escolha do azarão Super Mario Galaxy como melhor jogo do ano, o jogo é sem dúvida alguma o menos empolgante entre todos que estavam na disputa e é considerado um dos piores em seu console, o Nintendo Wii. No espaço para comentários no site do Bafta, um inglês de nome Nick diz "Eu não acredito que Super Mario Galaxy ganhou como melhor jogo do ano" e continua "ninguém que eu conheço comprou esse jogo".

Nem tudo ficou perdido no BAFTA, entre os destaques positivos podemos ressaltar Call Of Duty 4: Modern Warfare(PC) como o grande vencedor da noite, o jogo da Activision levou para casa os prêmios de melhor jogabilidade e história & personagem, Left 4 Dead (PC) ganhou como melhor jogo com múltiplos jogadores, na categoria esportes ganhou o simulador de corrida Grid (PS3) e como roteiro original a vitória foi de Dead Space, desbancando os favorito Metal Gear Solid 4 e Call of Duty 4.

Veja a lista com os principais vencedores da edição 2009 do BAFTA Games

É gritante a opção da Nintendo e da EA de colocar seus jogos de pouco estímulo no público para disputar nas principais categorias dos games, e no mínimo preocupante a escolha de títulos desse gênero. Fica o aviso, se continuar assim Eletronics Arts e Nintendo serão conhecidas como Miramax e Disney das premiações de videogames.

Vídeo (acima) destaca as principais premiações da noite

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: