Skip to content

Sarkozy pode deixar encontro do G-20

31 de março de 2009

Sarkozy deixará encontro caso não tenha um debate real sobre a economia

Sarkozy estaria de malas prontas?

O presidente francês Nicolas Sarkozy estaria disposto a deixar o encontro do G-20 que ocorre em Londres durante essa semana. Seus principais assessores tem indicado a desde a última terça. Segundo a CNN, Sarkozy pretende deixar o encontro caso sinta que não há um real debate sobre a economia mundial, neste e nos próximos encontros.

O mandatário francês acredita que mudanças nas regras dos negócios financeiros e uma guinada nas altas taxas são pontos necessários para serem levantados na reunião. Segundo o porta-voz da presidência francesa, Jean-David Levitte sarkozy deseja ver " regras melhores e fortes",e " evitaremos que aconteça novamente" referindo-se ao recente escandâlo da segura norte-americana AIG, onde mesmo à beira da falência seus altos executivos ganharam bônus de milhões de dólares.

Economistas como o professor do MIT Simon Johnson desacreditam da possibilidade de Sarkozy sair do encontro. " Caso aconteça seria um desastre, seria levado em conta pelo mercado financeiro", revela o professor.

Todos os líderes já se encontram na capital inglesas para o encontro, inclusive o presidente Lula. Embora o destaque desta vez não seja os países emergentes e sim a presença pela primeira vez de Barack Obama como presidente dos EUA no continente europeu. Obama pretende participar ainda do encontro da OTAN na França onde discute sobre o destino da aliança, na República Tcheca com os líderes da União Européia onde discute sobre o Irã e mudança climática e visitar um velho, a Túrquia, em busca de estreitar os laços o país.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: