Skip to content

Aos 80 anos, maestros ainda dominam o pódio

16 de janeiro de 2010

Octagenários, maestros exercem suas atividades com intensidade.

Se o velho ditado diz “a vida começa aos 50”, para maestros essa regra seria no mínimo aos 60. Nas principais orquestras do mundo é cada vez mais presente a presença de maestros da quarta idade, acima dos 80 anos de idade. Como vinhos, se bem conservados atuam melhores com a medida do tempo e ao abrir, a surpresa pode ser ainda maior.

Enquanto orquestras como Filarmônica de Nova York e Los Angeles apontam jovens regentes como Gustavo Dudamel e Alan Gilbert para assumir o posto de diretor musical, as próprias instituições não dispensam a presença dos mais em suas programações.

Foi o caso do francês George Prêtres. Aos 84 anos, Prêtres conduziu a Filarmônica de Viena no concerto de fim de ano transmitido para diversos países – exceto o Brasil -, com a energia que poucos regentes conseguem obter do conjunto,  um dos mais tradicionais da Europa, o francês obteve a harmonia da orquestra levantando aplausos de 45 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Mais recentemente o alemão Nikolaus Harnoncourt, regeu com a Filarmônica de Berlim obras de Haydn, ainda pode ser considerado um dos poucos maestros capazes de reger integralmente as extensivas obras de Bach, com mais de três horas de duração em sua integra, como as Cantatas e a Paixão de São Mateus. Harnonc0urt está chegando a casa dos 80, ele tem 79 anos.

O maestro norte-americano Lorin Maazel, que até meados de 2009 conduzia a orquestra mais rápida do mundo, a Filarmônica de Nova York, realiza está semana uma série de concertos com a Filarmônica de Los Angeles, uma das orquestras mais jovens do mundo. E ainda mantém planos para o futuro, ele regerá a turnê da Filarmônica de Viena pela Europa e Oriente Médio no próximo, e em 2012 numa turnê mundial.

Maazel, aluno do lendário maestro Arturo Tocanini ainda faz grande sucesso não apenas nos palcos pelos mundo, mas nas redes sociais. Mostrando-se cada vez mais conectado com o mundo atual, ele dispõe de 600 seguidores em seu twitter e 1500 no facebook . O maestro faz questão de manter seus fãs informados e agradecer um por um pelo apoio. Ainda foi destaque na capa do jornal LA Times, com os dizeres “Perto dos 80 a 100 milhas”. Maazel completa 80 anos no próximo 6 de março.

Outro regente com a agenda apertada é Kurt Masur. O alemão completa 83 anos em Julho e talvez tenha sido o regente do país mais influente desde o mundialmente conhecido, Herbert von Karajan. Masur obteve papel fundamental na reunificação das duas “Alemanhas” e muitos consideravam que ele deveria assumir o posto de Chanceler Alemão, no lugar de Helmut Kohl, este ficou no cargo até 1998.

Masur preferiu seguir a carreira de regente, e atua hoje como diretor artístico de duas orquestras, a Orquestra Nacional da França e Filarmônica de Londres. Atualmente ele conduz uma turnê da orquestra francesa pelo sudeste asiático e ainda atua com frequência nas orquestras Sinfônica Brasileira, Sinfônica de Dresden e a Gewandhaus de Leipzig, a mais antiga do mundo.

Da lista de maestros acima dos 80 anos, quem mais surpreende é Pierre Boulez. Aos 85 anos, o maestro francês desenvolve um extenso trabalho com a Orquestra Sinfônica de Chicago, rege, compõe, escreve livros, dá aula, faz programas educacionais e ainda escreve livros e artigos sobre música contemporânea e compositores.

Quando conduz orquestras ao redor do mundo, como a Filarmônica de NY, de Berlim, Sinfônica de Lodres e Filarmônica de Viena entre tantas outras, Boulez é conhecido por sua simpatia ao trabalhar com os músicos, por não usar batuta e por  conduzir obras de extrema dificuldade, como as obras para câmara de Arnold Schoenberg e  as sinfonias de Gustav Mahler. Está em Chicago desde 1969, é patrimônio da orquestra,  Regente Emérito.

Qual seria o segredo para tanta longevidade na carreira?

Boulez afirma simplesmente “sempre haverá desejo de escrever música, ouvir música, viver num mondo onde exite arte”.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: