Skip to content

FHC ataca Lula em artigo do Zero Hora

7 de fevereiro de 2010

FHC diz que Lula está numa “guerra imaginária” com inverdades e invenção de inimigos

O ex-presidente da república, Fernando Henrique Cardoso resolveu partiu para guerra aberta contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com artigo publicado hoje no Zero Hora, FHC diz estar pronto para comparar sua administração com a atual. Cita alguns pontos positivos de seu governo como o Avança Brasil, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a privatização da Telebrás, que abriu mercado para a telefonia fixa, móvel e internet.

O ex-presidente espera o mote da campanha petista focado no neoliberalismo do seu governo, na privatização das estatais e a inação dos tucanos na área social. FHC ainda ataca diretamente Lula, ao dizer que o presidente “se deixe contaminar por impulsos tão toscos e perigosos”.

FHC avisa, "Eleições não se ganham com o retrovisor"
FHC avisa Lula: “Eleições não se ganham com o retrovisor”

Tucanato

Josias de Souza, o jornalista afirma em seu blog que os caciques tucanos do PSDB temem Fernando Henrique e a possível comparação com Lula. Afinal Lula é um presidente com altos índices de aprovação e popularidade e o ex-presidente não saiu tão popular assim, tanto que seu candidato favorito, o ex-ministro da fazenda Pedro Malan, nem foi às urnas.

Os dois nomes mais fortes do PSDB não entraram e nem desejam cair na armadilha de Lula. Os governadores José Serra e Aécio Neves sempre mantiveram uma postura defensiva e diplomática com a figura de Lula, e  participam com frequência de atividades ao lado do presidente em seus respectivos estados, São Paulo e Minas Gerais.

Precipitado

O artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi precipitado, caiu como um verdadeiro pato na armadilha de Lula.. Seus ataques ao presidente Lula quebram a possível harmonia nas eleições e a única forma de defesa de José Serra, ele é diferente e seu partido são diferentes daquele que governou o país entre 94-02 e traria uma nova visão de gestão aos bons índices econômicos do país.

No atual cenário para a sucessão presidencial, Serra está com 33% perdendo pontos para a ministra-chefe da casa civil e pré-candidata petista, Dilma Roussef, que obteve 27% Ciro Gomes aparece com 11% e Marina Silva com 7%. Os dados representam o melhor momento do PT e o artigo de FHC era o ponto necessário para a partida de Dilma em 2010. Dilma está fazendo a lição de casa como ensinou Lula, aparece e em eventos e tenta mostrar um pouco mais de simpatia. Se continuar nesse ritmo, empata com o Serra até julho e chega parelha ao tucano quando começar os programas de rádio e TV.

A missão do tucanato e de Serra agora é tentar abafar o ex-presidente. O governador de SP precisa voltar a crescer nas pesquisas presidenciais para chegar no mínimo aos 40 pontos percentuais em julho, evitar a atual hemorragia nas pesquisas e a possível ascensão de outros candidatos como Ciro Gomes e Marina Silva, que bagunçariam ainda mais sua chance de terminar com a eleição no primeiro turno, levando-a para o segundo turno e uma possível vitória de Dilma Roussef.

José Serra deve ficar na moita até o fim de março e após o mês da águas, deixará o Palácio dos Bandeirantes para entrar na disputa. Ainda tem como missão seduzir Aécio Neves para ser parceiro na chapa, como vice-presidente. Com Aécio, Serra chegará fácil 40 pontos percentuais em no meio do ano e tem a simpatia que precisa para ser assimilado pelos eleitores. Tentaram preparar um debate entre os candidatos a vice e dar mais visão ao cargo como ocorreu nos EUA e nas eleições de 02-06, onde a figura de José Alencar obteve suma importância na eleição para acalmar o mercado financeiro e a base aliada.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: