Skip to content

Eu Baixei! Frédéric Chopin – 200 anos

1 de março de 2010

Um dos maiores compositores do mundo completaria 200 anos

Em 1° de Março de 1810 nascia Frédéric Chopin. A pequena aldeia de Zelazowa Wola – 46 km de Varsóvia – ficaria famosa no mundo pelo nascimento do pequeno “Fryderyk Franciszek Chopin”, o nome de batismo dado por seu pais, o professor Mikolaj Chopin e sua esposa, Justyna Krzyżanowska.

A família Chopin sairia de Zelazowa após o pequeno Frédéric completar 7 meses de idade e mudaria para Varsóvia. Na capital do Ducado, Frédéric aprimorou seus estudos e tornou-se mestre na língua francesa, além de começar seus primeiros estudos naquele que seria seu instrumento de opus mater, o piano.

Em 1826, Chopin entra no Conservatório de Varsóvia para aprimorar seus estudos e recebe estimulo dos professores para iniciar sua fase de composições. O jovem logo despontaria como um prodígio da música e recebeu o apelido de “Segundo Mozart” pelos jornais e pela aristocracia. Nesta mesma época, expandiu seus horizontes ao conhecer outros compositores como Nicola Paganini e Johann Nepomuk Hummel. Em 1829, estreia sua primeira grande no Teatro Nacional de Varsóvia, o concerto n°1 para piano e orquestra em fá maior.

Um ano após o concerto, Chopin ganha destaque no resto da Europa e começa a dar récitas na Alemanha e Rússia, e finalmente em 1831 chega a Paris, onde despontou como compositor, professor e interprete daquele que seria um dos principais movimentos da história da música, o romantismo. Viveu intensamente sua vida ao lado de suas respectivas companheiras Maria Wodzińska, George Sand e Jane Stirling.

Mesmo com uma grave doença pulmonar, Chopin não parou de compor e tocar até o final de 1848 numa turnê em Londres, no começo de 1849 sua doença se agravou e não pôde mais tocar, escrever músicas ou ensinar. Frédéric Chopin ficou para a eternidade em 17 de Outubro de 1849, deixa no total 230 obras e uma vastidão de fãs e interpretes de qualidade ao redor do mundo, de Martha Argherich, Nelson Freire, Daniel Barenboim, Krystian Zimmerman, Maria João Pires e Lang Lang.

Embora compositor de peças pianísticas, Chopin trouxe ainda grande influência na música sinfônica e operística, Vicenzo Bellini, Gioachino Rossini, Hector Berlioz e Robert Schummann (que também comemora 200 anos de existência em 2010) foram os maiores influenciados por sua música.

Nossa homenagem para download, teremos as duas principais obras de Chopin, seus dois concertos para piano e orquestra com a Filarmônica de Viena, sob a direção e solo do também polonês, Krystian Zimmerman. Direto do blog Classic for Eveyone. Destaco ainda as homenagens de outros dois blogs, O Ser da Música e o intrépido P.Q.P. BACH.

Obs.: Um pequena correção, embora esteja escrito na informação do vídeo under the baton of Pierre Boulez, sob a batuta de Pierre Boulez. Devo lembrar, Pierre Boulez é conhecido por conduzir as orquestras sem batuta, apenas com suas mãos nuas.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: