Skip to content

IBM lança solução para publicidade móvel

9 de março de 2010

Solução da IBM do Brasil é parecida com a realidade do filme Minority Report

Saiu no Teletime, a IBM decidiu entrar no mercado de publicidade digital. A solução da empresa visa criar um banco de dados de BI (Business Intelilgence) e CRM (Gestão de Relacionamento dos Clientes) com dados dos usuários das empresas de telefonia móvel. Possibilitando anúncios de notícias e publicidade segmentados,  para telefones celulares.

O envio das mensagens será disparado por um servidor lotado na Central de Dados da IBM do Brasil, as mensagens atingiriam por Bluetooth os aparelhos cadastrados. Além do Bluetooth, os aparelhos podem receber a publicidade através de outros meios de comunicação dos celulares como SMS, MMS e WAP.

A nova solução da IBM recebeu o nome de zona de presença estendida e foi criada pela equipe da IBM do Brasil. Segundo Roberto Athayde, executivo do Centro de Soluções da IBM para América Latina, o foco será nas operadoras móveis, mas a solução pode ser vendida para terceiros interessados em trabalhar com mobile advertising. O modelo de negócios é flexível e dependerá dos objetivos de cada parceiro.

A IBM apresentou o projeto na última feira Mobile World Congress, em Barcelona, a empresa ainda aprimora o projeto na área de BI. A previsão de lançamento para o fim de Março.

Para contextualizar: A ideia da IBM do Brasil é parecida daquela exposta pelo livro de Phillip Dick , “Minority Report”, retratada no cinema por Steven Spielberg no filme . As televisões e outdoors exibiam apenas mensagens de interesse daquela pessoa. A diferença é, na história de Dick a publicidade buscava pela retina das pessoas, no projeto da IBM a busca é feita por celulares.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: