Skip to content

Notas

9 de abril de 2010

Festival de cinema, cursos gratuitos, Sinfônica Heliópolis e exposição de Portinari são as dicas culturais para o fim de semana


Destaque na programação cultural de SP e RJ começa o festival de cinema ‘É Tudo Verdade’

Começa hoje o festival de cinema É Tudo Verdade. Criado em 1996 pelo cineasta Amir Labaki, o evento chega a sua 15ª edição. Como nos outros anos, o festival ocorre simultaneamente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo e exibe apenas filmes do gênero documentário, obras não-ficcionais.

O festival abre em SP com o mais novo documentário de João Moreira Salles, Uma Noite em 67, sobre a final do III Festival de Musica Popular Brasileira em 21 de Outubro de 1967, no auge da ditadura e da censura no Brasil. No RJ a abertura do festival fica por conta de Segredos da Tribo, filme de José Padilha (diretor de Tropa de Elite e Ônibus 174), sobre os efeitos de estudos realizados por intelectuais nas tribos ianomâmis venezuelanos 40 anos depois. Os filmes de Michael Moore, Olivia Humphreys, Dirk Simon e Rick Goldsmith são outros destaques que abrilhantam o festival.

A agenda do festival está repleta de filmes e outras festividades como as premiações para documentários concorrendo nas categorias nacionais e internacionais, de curta e longa-metragem; Programas Especiais com filmes de sucesso estrangeiros; a série O Estado das Coisas, com filmes de denúncias e fatos arrebatadores;Foco Latino-Americano, com filmes oriundos da região, uma retrospectiva da carreira de Alain Carvier, pioneiro do “nouvelle vague”; uma homenagem ao fotógrafo, cineasta e crítico B. J. Duarte; a 10ª Conferência Internacional do Documentário, onde o tema deste é resgatar a memória; e uma série de atividades paralelas com Premiére no Cinemark (dia 12 em SP e 15;04 no RJ), debates com especialistas em documentário e o Espaço É Tudo Verdade, em SP na Livraria Cultura do Conjunto Nacional e no RJ no Unibanco Arteplex Botafogo.

É Tudo Verdade termina no dia 18 de Abril de 2010.

Baixe a programação completa do Festival É Tudo Verdade nas cidades de SP e RJ.

Escola de Teatro abre inscrições pra cursos de Difusão Cultural

SP Escola de Teatro está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos de Difusão Cultural. As Melhores Canções de Nossa Vida, com Guillermo Heras Toledo, é um curso que busca através de uma canção escolhida por cada aluno, trabalhar sua característica cênica de maneira emotiva. O outro curso, Dando Corpo ao Pensamento, de Janaina Tupan e Sébastien Loesener, introduz o aluno na expressão poética através da mímica.

As inscrições podem ser feitas no site da SP Escola de Teatro e as aulas começam respectivamente nos dias 26/04 e 04/05. As inscrições também são grátis e a convocação e por ordem da própria escola.

Começa o período de inscrição nas Oficinas Culturais do Estado de SP

Também estão abertas as inscrições para as Oficinas Culturais da ASSAOC , OSCIP responsável pela gestão das oficinas culturais no Estado de SP. As Oficinas Culturais ocorrem em seis casas de cultura na capital paulista e quatorze no interior e litoral do estado. Ao todo são 853 oficinas, cursos e workshops, apenas no 1º semestre são 30.236 vagas nas áreas de Teatro, Dança, Moda, Artes Plásticas, Audiovisual, Fotografia, Cinema, Jornalismo, Música, Gastronomia, Literatura, Rádio e outras manifestações culturais.

As Oficinas Culturais da ASSAOC conta também com  os Projetos Regulares, cursos fixos para jovens de periferia, membros de Ongs, deficientes e ao público da terceiro idade.

Sinfônica Heliópolis na série Concertos Matinais da Sala SP

Sinfônica Heliópolis, orquestra formada por jovens estudantes de música clássica, se apresenta este domingo na Sala São Paulo para a série Concertos Matinais. Considerada uma das melhores orquestras jovens do Brasil, o conjunto é sediado na Favela de Heliópolis parte do Instituto Baccarelli, para instrução de jovens no estudo da música.

Sob a regência do Maestro Roberto Tibiriçá, a orquestra apresenta obras de Shostakovich, Tchaikovsky e Villa-Lobos.

O concerto começa às 11h e a entrada é gratuita.

Pinacoteca expõe obras do acervo de Castro Mayo

Pinacoteca do Estado inicia neste sábado 10/04, a exibição de obras do acervo de Raymundo Ottoni Castro Mayo (1894-1968), empresário, colecionador e curador dos museus Chácara do Céu e Açude, no RJ.

Os museus criados por Castro Mayo reservam em suas paredes obras única do século XVIII como Iole de Freitas, Anna Maria Maiolino, Helio Oiticica, Lygia Pape, Nuno Ramos, José Rezende, Piotr Uklanski e Eduardo Coimbra. Quadros dos modernistas como Guignard, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Antonio Bandeira, além de um vasto acervo gravuras, livros e mapas de Maria Graham, Maximilian von Wied-Neuwied, Henry Chamberlain, William Gore Ouseley, Victor Frond, Rugendas, Chamberlain e Taunay e pinturas dos consagrados Matisse, Modigliani, Degas, Seurat, Miró.

Porém, as obras expostas na Pinacoteca serão de Cândido Portinari, com toda a carreira do maior e mais conhecido pintor brasileiro. Inclusive obras comissionadas por Castro Mayo. O colecionador era fá incondicional do pintor de Brodowki (cidade da colônia polonesa no interior de SP) tanto que era conhecido como “O Colecionador de Portinari”.

A obra Flores de Portinari faz parte do acervo de Carlos Mayo

A obra Flores de Portinari faz parte do acervo de Carlos Mayo

Os museus Castro Mayo detém o maior de acervo conhecido de Cândido Portinari, porém seus museus acabarão sendo conhecidos internacionalmente pelo Assalto à Chácara do Céu. Um roubo cinematográfico, onde os assaltantes roubaram as obras mais valiosas do museu (quadro de Picasso, Matisse, Dali e Monet) sem dar um único tiro e fugindo no meio de um bloco de carnaval carioca.

A exposição do Acervo Castro Mayo fica na Pinacoteca do Estado até 06 de junho de 2010. Aberta de terça a domingo é aberta ao público das 10h às 18h, a entrada é R$6 (inteira) e R$ 3 (meia), aos sábados a entrada é gratuita.
No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: