Skip to content

Wikileaks revela vídeo de assassinato de repórteres da Reuters

23 de outubro de 2010

Aeronave envolvida no ataque também é acusada de atirar em outros civis

A nova onda de informações da Guerra do Iraque divulgadas ontem pelo site, Wikileaks, e pelas principais mídias do mundo, não revelou apenas documentos importantes. Os investigadores do site puderam encontrar um vídeo que marca o assassinato de dois repórteres da Reuters, o repórter fotográfico Namir Noor Eldeen e seu assistente Saed Chmargh’s, na manhã de 12 de Junho de 2007.

A Reuters sempre pediu investigação total sobre o ataque e o exército norte-americano sempre se esquivou, dizia “as pessoas que foram alvejadas estavam entre tropas americanas e insurgentes norte-americano”.

O helicoptéro Apache, codinome Crazy Horse 18, atirou em área civil; com foguetes de curta distância; tiros de metralhadora .30 e mísseis Hellfire. Ao todo, 6 pessoas morreram e outra ficou gravemente ferida.

A Al Jazzera divulgou o vídeo em seu site, ao todo tem 17 minutos. Durante o vídeo é possível as brincadeiras dos pilotos e os civis, os pilotos “confundiram” a câmera do repórter com o fuzil de assalto AK-47, e ainda é possível ver que o outro jornalista e civis sem armas.

Ao ver as crianças um dos pilotos – a aeronave e tripulada por duas pessoas – diz “Bem, é culpa deles trazer crianças para a batalha” e logo em seguida começa o massacre.

Segundo o Wikileaks, o Crazy Horse 18 (helicóptero ou piloto) ainda participou ao menos de outros dois ataques alvos civis.

Colocarei o vídeo abaixo, mas aviso que as imagens são fortes. O próprio YouTube indica que pessoas com menos de 18 anos não podem ver o vídeo.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: